Dicas
PALAVRAS ESTRANGEIRAS e SIGLAS:
Cuidado com as palavras estrangeiras, pois quando você converte em números uma palavra estrangeira, pode ser que a conversão não esteja correta. Isso acontece, porque o software converte as palavras estrangeiras como se fossem pronunciadas do jeito português.
Por exemplo: Listen é uma palavra inglesa e deve ser pronunciada “líssen”. A conversão certa desta palavra então é 502, mas o software converte 5012, pois ele acha que seja pronunciada literalmente, deste jeito: "lísten".
Leve cuidado também quando tenta traduzir em dígitos uma sigla, pois infelizmente acontece uma coisa parecida com as palavras estrangeiras. O motivo é muito simples: uma sigla as vezes é pronunciada diferentemente de como é escrita. Por exemplo, a sigla UFMG é pronunciada como 836, mas o software entende a G final como seca, e então a traduz com 837.
LIMITES E ERROS DO SOFTWARE:
A língua português/brasileira é bastante complicada e este software foi programado cuidando o quanto possível de todas as regras de pronúncia. Caso você encontrar um erro de conversão, pode comunica-lo clicando no botão FEEDBACK. Qualquer comentário é útil!
Do mesmo jeito você pode sugerir uma nova conversão! Se você encontrou uma conversão que não aparece na lista de palavras que o software propõe, pode comunica-lo clicando no botão FEEDBACK. Obrigado!
BUSCA DO PLURAL E DO GRAU AUMENTATIVO QUE TERMINE EM "-AÇO/-AÇA"
No database deste software existem somente palavras no singular. Mas se você quer converter um numero que termina com "0", existem muitas conversões ótimas no plural!
Do mesmo jeito não se encontram muitas palavras no grau aumentativo, mas o final "-aço/-aça" pode fornecer muitas palavras a mais!
Como encontra-las?
A dica é a seguinte: tente procurar o mesmo numero tirando o zero final, vai aparecer uma lista de palavras em singular. Aí vai ser suficiente declinar estas palavras no plural (adicionando o "s"), para obter conversões no plural para o número que você estava procurando no início! Isso funciona com a maioria das palavras da língua portuguesa.
Falando do grau aumentativo, você pode fazer a mesma coisa: procurar o mesmo numero tirando o zero final e adicionar "-aço" ou "-aça" no final das palavras que aparecem. Muitas vezes isso vai funcionar.
Primeiro exemplo: preciso procurar uma conversão para o número 950
Posso procurar as conversões do numero 95, e depois colocar as palavras que aparecem, na forma plural!
95: bala, pulo, abelha etc.
950: balas, pulos, abelhas etc.
Segundo exemplo: preciso preciso procurar uma conversão para o número 750
Posso procurar as conversões do numero 75, e depois colocar as palavras que aparecem, no grau aumentativo que termine com "-aço"!
75: gol, coelho, gula etc.
750: golaço, coelhaço, gulaça etc.
BUSCA DO DIMINUTIVO/AUMENTATIVO
No database deste software existem poucas palavras no grau diminutivo e aumentativo. Mas se você quer converter um numero que termina com "2" ou “02”, existem muitas conversões ótimas nos graus diminutivo ou aumentativo!
Como encontra-las?
A dica é a seguinte: tente procurar o mesmo numero tirando o 2 ou o 02 final, vai aparecer uma lista de palavras em singular. Aí vai ser suficiente declinar estas palavras no grau diminutivo, para obter novas possíveis conversões!
Do mesmo jeito, você pode obter palavras no grau aumentativo, mas somente para as palavras femininas. No final desta página se encontra um resumo das regras do grau aumentativo e diminutivo na língua portuguesa, confira.
Primeiro exemplo: preciso procurar uma conversão para o número 952
Posso procurar as conversões do numero 95, e depois colocar as palavras que aparecem, na forma diminutiva!
95: bola, pulo, abelha etc.
952: bolinha, pulinho, abelhinha etc.
Segundo exemplo: preciso procurar uma conversão para o número 7802
Posso procurar as conversões do numero 78, e depois colocar as palavras que aparecem, na forma diminutiva!
78: café, gavião etc.
7802: cafezinho, gaviãozinho etc.
Terceiro exemplo (forma aumentativa): preciso procurar uma conversão para o número 152
Posso procurar as conversões do numero 15, e depois colocar as palavras que aparecem, na forma aumentativa!
15: tela, telha, tala etc.
152: telona, telhona, talona etc.
BUSCA DO DIMINUTIVO/AUMENTATIVO NA FORMA PLURAL
No database deste software não existem palavras na forma plural e existem poucas palavras no grau diminutivo/aumentativo. Mas se você quer converter um numero que termina com “20” ou “020”, pode ser que existam algumas conversões boas na forma plural e no grau diminutivo/aumentativo!
Como encontra-las?
A dica é a seguinte: tente procurar o mesmo numero tirando o 20 ou o 020 final, vai aparecer uma lista de palavras em singular. Aí vai ser suficiente declinar estas palavras na forma plural e no grau diminutivo/aumentativo, para obter novas possíveis conversões!
No final desta página se encontra um resumo das regras do grau aumentativo e diminutivo na língua portuguesa, confira.
Primeiro exemplo: preciso procurar uma conversão para o número 9520
Posso procurar as conversões do numero 95, e depois colocar as palavras que aparecem, na forma plural e no grau diminutivo!
95: bola, pulo, abelha etc.
9520: bolinhas, pulinhos, abelhinhas etc.
Segundo exemplo: preciso procurar uma conversão para o número 78020
Posso procurar as conversões do numero 78, e depois colocar as palavras que aparecem, na forma plural e no grau diminutivo!
78: café, gavião etc.
78020: cafezinhos, gaviãozinhos etc.
Terceiro exemplo (forma aumentativa): preciso procurar uma conversão para o número 1520
Posso procurar as conversões do numero 15, e depois colocar as palavras que aparecem, na forma plural e no grau aumentativo!
15: tela, telha, tala etc.
1520: telonas, telhonas, talonas etc.
RESUMO SOBRE OS GRAUS AUMENTATIVOS E DIMINUTIVOS
Os substantivos podem ter dois graus - o aumentativo e o diminutivo - que se formam por dois processos: analítico, em que o substantivo é modificado por adjetivo que indica a sua proporção (país grande, cidade pequena) e sintético, quando o substantivo se modifica por adição de sufixo, que pode representar, para além de aumento ou diminuição, o desprezo ou um sentido pejorativo no aumentativo sintético: (gentalha, beiçorra), o afeto ou sentido pejorativo no diminutivo sintético (filhinho, livreco).
Relativamente aos substantivos de formação sintética, acrescentam-se, para os aumentativos, os sufixos: –aço (rico/ricaço), -aça; (bigode/bigodaça; vidro/vidraça), -ão (casa/casarão; faca/facalhão; rapaz/rapagão; chapéu/chapelão; porta/portão; sala/salão; papel/papelão; voz/vozeirão), -ona (pedra/pedrona); alhão (drama/dramalhão); -anha (monte/montanha); -alha (forno/furnalha); -eiro (mexerico/mexeriqueiro); -eira (barulho/barulheira).
Para os diminutivos acrescentam-se os sufixos: –inho (bolo/bolinho; sapato/sapatinho; café/cafezinho), -inha (faca/faquinha; porta/portinha; boca/boquinha; casa/casinha; gota/gotinha), -zinho (cão/cãozinho; chapéu/chapeuzinho; nariz/narizinho), -zinha (mão/mãozinha, mãe/mãezinha), a que correspondem formas em –ito (sapato/sapatito), -ita (casa/casita), -zito (rapaz/rapazito), -zita. (gota/gotazita), -acho (rio/riacho); -eta (mala/maleta), -ete(diabo/diabrete), -ico (baile/bailarico), -ilho (pecado/pecadilho), -ilha (anel/anilha), -elho (garoto/garotelho), -im (varanda/varandim), -ola (criança/criançola); -ulo (monte/montículo).
Contato
Site: www.tecnicasdeaprendizagem.com
Celular TIM e WhatsApp: 31 9 9405 4433
E-mail: info.aprendermais@gmail.com
Dicionarios
Sugerimos os seguintes dicionários, caso apareçam palavras desconhecidas:
dicio.com.br |
Michaelis |
Dicionario informal |
Feedback
Nome | |
Mensagem | |